- Origem:
Cigano é um termo utilizado para denominar um grupo nômade que surgiu no noroeste do subcontinente indiano. Essas populações constituem minoria étnica em numerosos países e são conhecidos por vários exônimos.
Em razão da ausência de uma história escrita, a origem e a história dos povos ciganos foram um mistério por muito tempo. Até meados do século XVIII, teorias da origem dos ciganos de limitavam a especulações. No final do século, antropólogos culturais levantaram a hipótese da origem indiana dos ciganos, baseada na evidência linguística - o que foi posteriormente confirmados pelos dados genéticos.
- Religião:
Não existe um Deus cigano, embora haja algumas denominações ciganas para alguns deuses que não são criados por ciganos. Como não existem deuses, também não existem cultos, e como não existem cultos não há sacerdotes ou sacerdotisas.
Para eles, o divino, ou a divindade, está além da própria origem humana, portanto não depende de vínculos étnicos-culturais para se manifestar. É exatamente por essa razão que consideram válida e digna de respeito toda e qualquer forma de religiosidade e fé.
- Cultura:
As diferenças de vida, a forte vocação ao nomadismo de alguns, contra a tendência à sedentarização de outros pode gerar uma série de contrastes que não se limitam a uma simples incapacidade de conviver pacificamente. Em linhas gerais, pode-se afirmar que os sintos são menos conservadores e tendem a esquecer com maior rapidez a cultura ancestral. Talvez este fato não seja recente, mas, de qualquer modo, é atribuído às condições socioculturais nas quais por longo tempo viveram.
- Grupos:
Na Europa, esses povos, de origem indiana e língua romani, são subdivididos em diversos grupos étnicos:
Rom ou Roma propriamente ditos, presentes na Europa centro-oriental e, a partir do século XIX, também em outros países europeus e nas Américas;
Sinti, encontrados na Alemanha, bem como em áreas germanófonas da Itália e da França, onde também são chamados Manoush;
Caló, os ciganos da Península Ibérica, embora também presentes em outros países da Europa e na América, incluindo o Brasil;
Romnichals, principalmente presentes no Reino Unido, inclusive colônias britânicas, nos Estados Unidos e na Austrália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário